Tupã tentou acasalar com Ferinha no Refúgio Ecológico Caiman, no Mato Grosso do Sul, mas não foi bem recebido. Fêmea resistiu ferozmente
Foto: Bruno Sartori Reis |
Uma tentativa de acasalamento acabou em briga entre duas onças-pintadas, no Pantanal. O momento raro foi registrado pelo biólogo Bruno Sartori Reis no Refúgio Ecológico Caiman, localizado em Miranda (MS), a 207 quilômetros da capital Campo Grande.
O macho Tupã tentou se aproximar da fêmea Ferinha, ambos monitorados pela Organização Não Governamental (ONG) Onçafari, mas esteve longe de ser bem recepcionado. Segundo Sartori, o embate entre os dois durou cerca de 4 horas.
A fêmea não estava nada disponível para copular e resistiu ferozmente à aproximação de Tupã. Ela teve uma filhote recente e, enquanto a bebê não desgarrar da mãe, o que ocorrerá por volta de um ano e meio de idade, ela não se mostrará disposta a emprenhar novamente.
Veja a briga:
Segundo Sartori, em entrevista ao G1, o macho tentou conquistar Ferinha de várias formas. Ele rolou no chão, marcou território, virou de barriga para cima, mas nada diminuiu a agressividade da fêmea.
Em determinados momentos do registro feito pelo biólogo, é possível ver que Ferinha chega a cravar as garras no rosto de Tupã.
O sol já estava se ponto, quando ele desistiu e se afastou da fêmea. Nesse momento, de acordo com Sartori, a onça correu e embrenhou no mato para se esconder.
No dia seguinte, integrantes da Onçafari avistaram Ferinha em outro local, mas já bem distante do ponto onde ela travou a briga com Tupã. Ela estava na companhia da filha, Laventina.
Com informações do Metrópoles
Nenhum comentário