Lucas da Silva, 25 anos, cometeu suicídio após discussão com a namorada, em frente ao anexo do Palácio do Planalto
Foto: Divulgação/PMDF |
Um tenente da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi encontrado morto, na madrugada deste sábado (9/7), próximo à entrada principal do anexo do Palácio do Planalto, na área central de Brasília. Lucas da Silva Filipi, 25 anos (foto em destaque), cometeu suicídio com um tiro na cabeça, após discussão com namorada.
O casal voltava de uma festa no Setor de Clubes Sul, quando começaram a discutir dentro do veículo. Durante o percurso, o tenente teria puxado a arma de fogo, o que ocasionou no capotamento do carro, no Eixo Monumental.
Segundo relato da namorada de Lucas, eles desembarcaram do veículo e entraram em luta corporal. A mulher tentou desarmar o oficial, que queria se matar.
Ela afirmou aos policiais que pediu ajuda da guarda da Presidência da República para tentar evitar o ato, mas o tenente conseguiu se desvencilhar e cometeu suicídio.
A PMDF foi acionada para atender a ocorrência por volta das 4h10. A companheira do militar, soldado da corporação, foi encaminhada para atendimento no Hospital Brasília, no Lago Sul.
Busque ajuda
O Metrópoles tem a política de publicar informações sobre casos de suicídio ou tentativas que ocorrem em locais públicos ou causam mobilização social. Isso porque é um tema debatido com muito cuidado pelas pessoas em geral. O silêncio, porém, camufla outro problema: a falta de conhecimento sobre o que, de fato, leva essas pessoas a se matarem.
Depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.
Está passando por um período difícil? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode te ajudar. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias.
O Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Samu também é responsável por atender demandas relacionadas a transtornos psicológicos. O Núcleo atua tanto de forma presencial, atendendo em ambulância, como a distância, por telefone, na Central de Regulação Médica 192.
Disque 188
A cada mês, em média, mil pessoas procuram ajuda no Centro de Valorização da Vida (CVV). São 33 casos por dia, ou mais de um por hora. Se não for tratada, a depressão pode levar a atitudes extremas.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dia, 32 pessoas cometem suicídio no Brasil. Hoje, o CVV é um dos poucos serviços em Brasília em que se pode encontrar ajuda de graça. Cerca de 50 voluntários atendem 24 horas por dia a quem precisa.
Com informações do Metrópoles
Nenhum comentário