Recorde de temperatura foi quebrado pelo terceiro dia consecutivo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, pelo terceiro dia consecutivo, um novo recorde de maior temperatura do ano no Distrito Federal. Por volta das 15h desta terça-feira (13/9), os termômetros da estação meteorológica do Gama bateram 35°C, com umidade relativa do ar na casa dos 10%. Nessa segunda-feira (12/9), a marca havia sido de 34,2ºC.
“Vai continuar assim até a próxima quinta-feira, pelo menos. Não está descartado novos recordes”, informou a meteorologista Naiane Araújo.
No domingo (11/9), a capital federal havia registrado 34ºC, recorde de 2022 até então. O DF está há 129 dias sem incidência de chuvas.
A previsão é que a massa de ar seco e quente sobre o Brasil Central se entisique nesta semana, com tardes de umidade relativa do ar extremamente baixa e temperaturas máximas excepcionalmente altas, que se somam a mais de quatro meses sem registro de chuva. Segundo meteorologistas, a condição aumenta o risco de incêndio na região.
Recordes
O ano de 2022 tem um dos períodos mais longos de estiagem desde o ano 2000, segundo o Inmet. No domingo, o intervalo se igualou ao de 2017 — 127 dias. Nos últimos 22 anos, o recorde ocorreu em 2010, quando a capital federal teve 130 dias sem chuvas.
Na série histórica do Inmet, iniciada em 1961, o período mais longo de estiagem ocorreu em 1973, quando o Distrito Federal não registrou precipitações por 164 dias. Além disso, a baixa umidade relativa do ar continua em níveis críticos. Neste ano, o dia mais seco foi em 3 de setembro, quando a estação meteorológica do Gama registrou 9%.
Com informações do Metrópoles
Nenhum comentário