Dener Portuguesa de Desportos
Dener Augusto de Sousa Início da Carreira de Jogador
Nascimento: Dener Augusto de Sousa nasceu no dia 02 de abril de 1971, na cidade de São Paulo.
Resumo histórico da carreira de jogador: Dener chegou ao Canindé em 1982, com apenas 11 anos, e foi integrado à Equipe Mirim da Portuguesa de Desportos, onde ficou por quatro anos. Órfão de pai com apenas oito anos e passando por dificuldades, teve que interromper seu sonho de se tornar um jogador profissional de futebol, para trabalhar e ajudar no sustento da família. No intervalo entre o estudo e o trabalho, participava do time de Futsal no Colégio Olavo Bilac, onde recebia gratificações por partidas disputadas. Em 1988 voltou à Portuguesa e, graças ao seu talento, foi incluído nas categorias de base do clube. Dener era uma joia a ser lapidada. Passou a treinar com o time principal e participava dos jogos dos juniores. Em 1991, a Portuguesa foi campeã invicta da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e Dener foi uma das revelações e o melhor jogador da “Copinha”. Seu futuro no futebol era brilhante; estava nascendo um craque para ser protagonista no futebol brasileiro e mundial. Jogou na Portuguesa de Desportos, Grêmio (emprestado), Vasco da Gama (emprestado) e na Seleção Brasileira. Aos 23 anos nos deixou, vítima de um trágico acidente automobilístico. Para os aficionados pelo futebol arte, não paira nenhuma dúvida que o Brasil perdeu prematuramente um grande craque, que sem dúvida estaria hoje na galeria dos melhores jogadores do mundo, como foram Pelé, Maradona, Garrincha, Rivelino, Ademir da Guia, Cruyff e outros renomados craques do futebol mundial.
Curiosidades:
Dener teve sua primeira participação na Seleção Brasileira em 27 de março de 1991, jogando em Buenos Aires contra a Seleção Argentina.
No ano de seu falecimento, foi disputada a Copa Dener de Futebol pelos seguintes clubes: Cruzeiro, Atlético Mineiro, Botafogo, Vasco da Gama, Portuguesa de Desportos e Santos. O Santos foi o Campeão, vencendo na Final o Atlético Mineiro por 4 X 2.
Falecimento: Dener faleceu no dia 19 de abril de 1994, aos 23 anos, quando voltava de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro, onde havia se reunido com dirigentes da Portuguesa, detentora de seu passe e do Stuttgart da Alemanha, para negociar uma futura transferência para a Europa. Sofreu um acidente na estrada. O amigo Oto Gomes, que dirigia seu carro, perdeu o controle do veículo, batendo de frente com uma árvore. Dener vinha dormindo no banco do carona e foi sufocado com o cinto de segurança. Faleceu no local. O jovem atleta deixou viúva e três filhos.
Nenhum comentário