Mulher enfrentou dificuldades até conseguir atendimento médico; idosa de 63 anos estava tendo um princípio de infarto
Foto: Reprodução/TV Anhanguera |
Após passar mal com um princípio de infarto, uma idosa de 63 anos teve dificuldades até receber atendimento médico na capital goiana. Inicialmente, Maria Abadia da Silva Marques foi encaminhada para uma unidade de saúde que não tinha vaga para atendê-la e, ao ser transferida para outro local, a ambulância quebrou. Por fim, ela foi levada por um motorista de aplicativo.
A idosa começou a se sentir mal, com dores no peito, na manhã dessa terça-feira (3/1). A paciente foi levada ao Centro Integrado de Atenção Médico Sanitário (Ciams) Novo Horizonte, onde foi constatado um princípio de infarto.
De acordo com a filha de Maria Abadia, Mayara Marques da Silva, no Ciams o atendimento da mãe foi precário. Segundo ela, não era possível monitorar o caso e a mãe não foi medicada na unidade.
“Não tinha remédio de pressão [no Ciams]. A médica teve que tirar o remédio de pressão da bolsa dela e dar para minha mãe. Fazendo o eletro [eletrocardiograma], deu que minha mãe estava dando um infarto. Eles encaminharam minha mãe para Cais [Centro de Atenção Integrada à Saúde] Amendoeiras porque precisava de monitoramento e lá não tinha como monitorar”, disse a filha ao portal G1.
Uma ambulância foi chamada para fazer a transferência entre as unidades de saúde. Maria Abadia foi colocada no transporte, mas o veículo quebrou no meio do caminho. A paciente e a filha, então, decidiram pedir um motorista por aplicativo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, a paciente foi transferida para o Cais Amendoeiras porque no Ciams Novo Horizonte “todas as vagas de monitoramento estavam ocupadas”. A pasta lamentou o ocorrido e informou que, após o defeito, outra ambulância foi solicitada para concluir o trajeto entre as duas unidades. Porém, a família preferiu não esperar.
Já no Cais Amendoiras, a mulher teria sido atendida em cerca de 20 minutos. Segundo a SMS, a idosa “passou novamente por exames laboratoriais e ecocardiograma que não apresentaram nenhuma alteração”.
Coincidência
Maria Abadia teve o início de infarto no mesmo dia em que o ex-marido, Mário Marques de Jesus, apresentou o mesmo problema cardíaco. Os filhos, então, se dividiram para cuidar dos pais.
Mário, que tem 69 anos, já tinha sido internado outras duas vezes por problemas cardíacos. De acordo com a SMS, o idoso foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia nesta quarta-feira (4/1). Já o hospital informou que o idoso será avaliado por um médico para verificar como está o estado de saúde dele o que medidas precisarão ser tomadas.
Com informações do Metrópoles - Laura Braga
Nenhum comentário