Houve gritos e corre e corre. Outro grupo tentou ajudar os animais. A Fundação do Meio Ambiente apura o que causou o encalhe
Foto: Reprodução |
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra gritos, correria e outro grupo tentando ajudar os animais que se debatiam na orla da praia.
Veja vídeo:
EU ACORDEI COM UM ATAQUE DE TUBARÃO pic.twitter.com/iu2CYHLWYu
— Ana (@lilskean) December 31, 2022
As imagens mostram ainda a água escura, sugerindo mancha de sangue. Ao g1, a Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Funtec), disse que uma equipe foi verificar a situação, mas, quando chegou, os animais não se encontravam mais no local, provavelmente, tendo conseguido voltar para o mar.
Disse ainda que está apurando o que provocou o encalhe. Confirmando que, realmente, não havia tubarão e sim cetáceos odontocetos, que são espécies de baleias.
A Funtec alertou ainda sobre a importância de não se aproximar dos animais encalhados e não tocar neles para evitar acidentes e manter a segurança de todos.
"Nesses casos o mais aconselhável é aguardar a chegada de equipes especializadas para ajudar o animal", disse.
De acordo com o biólogo especialista em cetáceos, Marcelo Tardelli, é muito provável que a espécie seja cachalote anão.
"Se confirmada, é a primeira vez que essa baleia aparece em Arraial e é considerada uma espécie rara, sendo um importante registro para a ciência", ressaltou o município.
A Prefeitura lembrou que em 2012 aconteceu um encalhe em massa de golfinhos no mesmo local.
Com informações do g1 - Ariane Marques
Nenhum comentário