Terroristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Superior Tribunal Federal
A Tropa de Choque Montado da Polícia Militar do Distrito Federal não conseguiu conter os manifestantes bolsonaristas que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Superior Tribunal Federal na tarde deste domingo (8/1). Imagens que circulam nas redes sociais mostram os militares sendo derrubados dos cavalos e obrigados a recuar. Também há registros de agressões aos animais que compõem a tropa.
Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, no início da tarde deste domingo (8/1), em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.
Por volta das 14h40, os extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, e no Superior Tribunal Federal.
Quebra-quebra
Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas (veja fotos do interior do Palácio do Planalto depredado). Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.
O último alvo dos manifestantes extremistas foi o Supremo Tribunal Federal (STF). O prédio do órgão do Judiciário foi invadido por volta das 15h45.
“Deus está do nosso lado e vai jogar todo o gás pra eles de volta”, disse um dos manifestantes enquanto tentava invadir a Corte. “A polícia está com nós. A PM liberou para gente ficar aqui”, afirmou um bolsonarista.
Com informações do Metrópoles - Ranyelle Andrade
Nenhum comentário