Page Nav

HIDE

Publicidade(TOPO)

Publicidade

Filho de vereadora é morto com um tiro na cabeça durante ensaio de carnaval

Pedro Henrique Crizanto, de 20 anos, foi assassinado na noite desta quarta-feira (1) com um tiro na cabeça no Sambão do Povo.


Foto: Reprodução/TV Gazeta
A polícia aprendeu o principal suspeito de assassinar o jovem o Pedro Henrique Crizanto, de 20 anos, no Sambão do Povo, em Vitória na noite desta quarta-feira (1). A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande em sua rede social na manhã desta sexta-feira (3).

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi apreendido pelo Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc)em um hotel no bairro Rio Branco, em Cariacica, na Grande Vitória. Mais detalhes da apreensão serão divulgados durante coletiva de imprensa ainda na manhã desta sexta.

Considerado pela família um jovem trabalhador, respeitoso e carinhoso, Pedro Henrique foi morto com um tiro na cabeça após uma confusão generalizada no ensaio técnico das escolas de samba.

Pedro era o filho mais velho de Patrícia Crizanto (PSB), vereadora de Vila Velha. Segundo parentes, o jovem estudava e queria fazer faculdade. A família do jovem é muito conhecida na Grande Vitória, principalmente na região de São Torquato.

No final da manhã desta quinta-feira (2), a família divulgou um comunicado e disse que espera por justiça.

"Para nós, não há o que falar neste momento, apenas viver a dor e esperar por justiça. Agradecemos as mensagens de força, consolo e de esperança. Nosso Deus nos fará prosseguir e nos dará resposta. Gratos, família Crizanto da Victoria", informou a família no comunicado.

Velório e sepultamento

O velório do jovem acontece na Igreja Assembleia de Deus de São Torquato, localizada na Praça Getúlio Vargas. O sepultamento de Pedro Henrique será no Cemitério Parque da Paz de Cariacica às 10h, mas será reservado apenas a família.

Investigação

De acordo com o delegado Marcelo Cavalcanti, titular da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória , a morte do jovem foi motivada por uma briga entre suspeitos envolvidos com o tráfico, amigos e familiares da vítima.

"O crime surgiu de uma confusão que ocorreu no Sambão onde a vítima foi ajudar um amigo ou parente que estava nessa confusão e evoluiu pra esse assassinato. Teria começado em cima e veio pra parte de baixo onde a vítima foi assassinada. Eram dois grupos, indivíduos ligados ao tráfico de drogas, a família e amigos que estavam naquele local", disse o delegado.

O delegado disse ainda que Pedro Henrique não tinha envolvimento com crimes.

"A princípio, o que a gente pode dizer é que a vítima não tem nenhum envolvimento com crime. Muito pelo contrário, um jovem de 20 anos que tinha todo o futuro pela frente, foi se divertir e acabou perdendo a vida", disse.
Nesta quinta-feira (2), Marcelo Cavalcanti também disse que a Polícia Civil já tinha alguns suspeitos identificados.

"Já temos alguns indivíduos identificados e a gente espera dar a resposta o mais rápido possível pra família e a sociedade. As equipes estão nas ruas, porém, a participação da população no 181 é determinante nesse caso", falou o delegado.

Governador comenta o crime

Em uma rede social, o governador Renato Casagrande (PSB) falou sobre o assassinato de Pedro Henrique Crizanto e disse que a morte do jovem aconteceu por um motivo banal.

 

Assassinado no Sambão do Povo

Pedro Henrique Crizanto foi assassinado com um tiro na cabeça durante o ensaio técnico das escolas de samba do Carnaval de Vitória, no Sambão do Povo.

Testemunhas contaram que antes de Pedro ser assassinado houve uma confusão generalizada ao lado da concentração, no momento em que a agremiação Mocidade Unida da Glória (MUG) aquecia a bateria para entrar na avenida.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, Pedro aparece correndo e descendo as escadas do camarote, enquanto um homem aparece e gritando "chama a polícia".

Em outro vídeo, Pedro aparece no meio da confusão e depois cai, momento em que teria levado um tiro na cabeça. A polícia foi chamada pelo carro de som e isolou o local. Após o assassinato, os foliões deixaram o Sambão e o ensaio foi cancelado.

Essa não é a primeira ocorrência registrada durante os ensaios técnicos das escolas de samba no Sambão do Povo.

No último dia 25 de janeiro, um homem foi preso após invadir o ensaio a escola Andaraí. Segundo testemunhas, ele ainda teria assediado passistas da agremiação. Com o suspeito foi apreendida uma arma de brinquedo sem documentação.

A Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) informou que, em virtude dos ensaios técnicos no Sambão do Povo, o patrulhamento no local foi ampliado e intensificado e que as viaturas estavam estrategicamente posicionadas no início e no final do Sambão.

Ainda de acordo com a prefeitura, agentes da Guarda Municipal e da Romu fazem o patrulhamento preventivo no entorno da passarela do samba. O esquema especial de Carnaval tem como objetivo garantir a segurança dos foliões e componentes.

O que diz a Liga das Escolas de Samba

Procurada pelo g1, a Liga de Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) disse que "os integrantes da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória (Liesge) e Liga Espíritosantense das Escolas de Samba (LIESES) estão profundamente entristecidos com o incidente ocorrido no Sambão do Povo, durante o ensaio técnico das escolas de samba de Vitória".

"A diretoria das ligas declararam suspensos os ensaios imediatamente após os acontecimentos para evacuar o local e garantir a segurança de todos. Assim que os mesmos forem retomados avisaremos a todos. Destaca-se que foi a primeira vez que aconteceu algo tão excepcionalmente trágico, já que os ensaios servem para integrar a comunidade ao evento cultural capixaba", informou a Liga.
A Liesge disse ainda que todas as solicitações de segurança e estrutura foram realizadas aos órgãos competentes antecipadamente, e que participam da Comissão de Segurança do Carnaval 2023, juntamente com os órgãos e agentes públicos, para dar a população uma festa segura.

Após a morte do jovem, os ensaios que terminariam nesta sexta-feira (2) foram transferidos para a próxima segunda-feira (6). De acordo com Liesge e Lieses, a diretoria das ligas declarou a suspensão dos ensaios imediatamente após os acontecimentos para evacuar o local e garantir a segurança de todos.


Com informações do g1 ES

Nenhum comentário

Campanha