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Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, será inaugurado na segunda-feira (5/6); Veja imagens

No dia em que vai completar 65 anos, a cidade verá inaugurada a parte subterrânea da obra, enquanto o boulevard não tem data definida


Ed Alves/CB/D.A Press
Após três anos de espera, o Túnel de Taguatinga, que recebeu o nome de Rei Pelé, está perto de ser liberado para o trânsito de veículos. A inauguração da parte subterrânea ocorrerá na próxima segunda-feira (5/6), dia em que a região administrativa celebra 65 anos. Nesta sexta-feira (2/6), o secretário de Obras, Luciano Carvalho, mostrou o empreendimento antes da liberação das vias. O Correio conversou com comerciantes e motoristas, que aguardam a liberação com grande expectativa.

"Para a gente que depende dessa via para se deslocar pro emprego todos os dias vai facilitar bastante. Foram três anos bem complicados", comenta o vigilante Rafael Lima, 40 anos e morador de Ceilândia, que se desloca diariamente para o trabalho no Plano Piloto. 

Rafael relata que sofreu bastante com o engarrafamento no local por conta da construção da nova passagem. "Em todos os horários que você passa, tem um trânsito complicado", diz. Para ele, a obra ainda parece inacabada. "Liberando a via, que é o mais importante no momento, está bom", destaca.

Gerente de um loja de cosméticos no centro de Taguatinga, Maria Talia Sousa, 24, também moradora de Ceilândia, acha que a circulação de veículos vai melhorar. "Venho de metrô, porque não dá para vir de ônibus ou de carro para cá. O trânsito atrapalhou bastante com as obras, passamos 30 minutos de Ceilândia para Taguatinga", conta.

Em relação ao comércio, Maria avalia que a tendência é de aumento nas vendas. "A visibilidade vai ficar melhor quando abrir. A loja abriu há quatro meses e a gente inaugurou com a expectativa de que abrisse o túnel logo, porque desde que a obra começou muitas lojas fecharam e até faliram. Era muita poeira e sujeira, ninguém queria ficar aqui", ressalta.

Para Rycardo Recch, gerente de um posto na região, o prognóstico não é das melhores. "Para nós, que somos de postos de gasolina, é pior, porque muitos desses carros que estão passando por cima hoje vão circular por baixo e saem depois do ponto em que estamos", explica.


Rycardo revela que o primeiro ano de obras foi o mais difícil, com queda de 80% dos lucros. "No início, os clientes achavam que estava fechado. No segundo ano, o pessoal foi se acostumando e caiu em 60% de vendas em relação a antes da obra", detalha. No último ano de construção, com a abertura da via superior, o movimento voltou a 50% do que era anteriormente. "Para o posto de gasolina, é fundamental ter trânsito na porta. Aqui passavam cerca de 130 mil pessoas por dia e de uma hora para outra não passava ninguém", recorda.

Ed Alves/CB/D.A Press

Ed Alves/CB/D.A Press

Ed Alves/CB/D.A Press

Ed Alves/CB/D.A Press

Ed Alves/CB/D.A Press

Ed Alves/CB/D.A Press

Tudo pronto

Os últimos preparativos para o funcionamento do túnel estão sendo checados. "Esse momento é importante, porque estamos fazendo os testes finais e algumas verificações. Repetindo que esses testes são exaustivos e já foram feitos várias vezes para termos a segurança de que está tudo certo", destacou o secretário de Obras.

Carvalho também comentou sobre a importância da conclusão dos trabalhos para a região. "É uma obra esperada há muitos anos. São cerca de 140 mil veículos que passam aqui por dia", informou. "É uma obra diferenciada. Trabalhamos bastante para chegar nesse momento. Todos os equipamentos de incêndio, ventilação e iluminação de emergência estão funcionando", completa.

Segundo ele, após o evento de inauguração, marcado para às 10h, será liberado o sentido de Ceilândia para o Plano Piloto. Em seguida, o sentido inverso também estará disponível para o trânsito. "Essa abertura é importante para avaliar o funcionamento", observa Carvalho. "A parte do boulevard será entregue futuramente. Vamos trabalhar para entregar o mais rápido possível", finalizou.

Dimensão

O túnel tem 1.010 metros de extensão, sendo 830 metros cobertos, e vai contar com duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido. Nas vias, foram colocados quatro radares eletrônicos e o limite máximo de velocidade é de 60km/h. A obra fará a ligação subterrânea para quem segue em direção à Ceilândia, pela EPTG, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. No sentido contrário, os carros que vêm da Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão passar pelo túnel e sair na estrada parque. Vias marginais darão acesso às avenidas comerciais e Samdu Sul e Norte.

No boulevard do Centro de Taguatinga, que será entregue posteriormente, terá a conclusão do paisagismo, revitalização das calçadas e estacionamentos ampliados. O fluxo na Avenida concentrará veículos do transporte público, como o BRT, e de moradores e pessoas interessadas em passear pela região central da região administrativa.

A obra teve um custo de R$ 275,7 milhões, com recursos oriundos de contrato de financiamento firmado pelo governo do Distrito Federal com a Caixa Econômica Federal. A construção teve início em julho de 2020. O túnel de Taguatinga também faz parte do Corredor Eixo-Oeste, que terá 38,7km de extensão e ligará Ceilândia (Sol Nascente) ao Plano Piloto (Eixo Monumental e Estação Asa Sul), passando por Taguatinga.


Com informações do Correio Braziliense - Júlia Eleutério

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