Seleção enfrenta a Jamaica nesta 4ª feira, às 7h, pela Copa do Mundo Feminina. Serviços públicos funcionarão com horários diversos. Confira
Lucas Figueiredo / CBF |
Após dois jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo feminina de futebol, os brasilienses podem preparar a pipoca e a televisão para assistir à partida que poderá garantir às jogadoras uma vaga nas oitavas de final.
A disputa será nesta quarta-feira (2/8), às 7h, contra a Jamaica. Devido ao jogo, os órgãos públicos vinculados ao Governo do Distrito Federal (GDF) terão expediente a partir das 11h.
Caso o time siga para a próxima etapa, os serviços públicos funcionarão da seguinte forma: em dias de partida com início até as 7h30, o expediente começará às 11h. Nos dias de jogos às 8h, o trabalho será a partir das 12h.
Confira como será o atendimento por setor:
Saúde
Excepcionalmente, as unidades básicas de saúde (UBSs) atenderão a partir das 12h, assim como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) dos tipos I, II e AD II, além do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi). Os ambulatórios, as policlínicas, as Farmácias de Alto Custo e as vacinações também estarão disponíveis a partir das 12h.
No caso do Hemocentro, a doação de sangue e o cadastro como voluntário para doação de medula óssea será das 12h15 às 18h, assim como o atendimento no Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias.
Por outro lado, funcionarão de forma ininterrupta os seguintes serviços: emergências dos hospitais regionais; unidades de pronto-atendimento (UPAs); Casa de Parto de São Sebastião; emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (HRan); Caps tipo III e Caps AD III; além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Hvep
O Serviço Veterinário Público (Hvep) funcionará normalmente nos dias de jogos.
Assistência social
Os restaurantes comunitários funcionarão normalmente. O Centro Pop, as unidades de acolhimento, a Unidade de Proteção Social (UPS) e a Central de Atendimento também não terão mudanças nos horários de atendimento.
Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência (Cecon) abrirão após as 11h.
Transporte
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e os ônibus do transporte público coletivo vão operar normalmente. Das 10h às 12h, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) reforçará as viagens das linhas.
Lazer
Todos os espaços culturais funcionarão a partir das 12h, à exceção do Jardim Botânico de Brasília, que abrirá normalmente, das 9h às 17h, e do Jardim Zoológico de Brasília, que abrirá das 11h às 17h.
DF Legal
Os setores de fiscalização e de operações funcionarão normalmente. Apenas as áreas administrativas e de atendimento ao público ficarão fechadas nos horários previstos em decreto.
Na Hora
Todos os postos do Na Hora funcionarão a partir das 11h.
Procon-DF
O atendimento na sede do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), no Venâncio Shopping, seguirá inalterado. Os postos avançados de atendimento do órgão, que funcionam nas unidades do Na Hora e nas administrações regionais, ficarão fechados nos horários previstos no decreto.
Ceasa
As Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) funcionarão normalmente.
Trabalho
As Agências do Trabalhador abrirão às 11h.
BRB
O Banco de Brasília (BRB) vai manter o horário de atendimento das agências — das 11h às 16h.
Segurança pública
A Polícia Militar (foto abaixo) não fará alterações nos serviços prestados à população pelo telefone 190. O Corpo de Bombeiros Militar atuará com escalas de 24 horas, sem interrupções, para atender a emergências.
Todas as 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil funcionarão em regime de plantão ininterrupto, bem como as duas unidades de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e as duas da Criança e do Adolescente (DCA I e II).
Funcionam como centrais de flagrantes as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.
O Departamento de Trânsito iniciará o expediente às 11h. Os servidores que atuam nas áreas de engenharia e fiscalização trabalharão em escala normal. Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente.
O atendimento da Defesa Civil ocorrerá em regime de plantão. O órgão mantém equipes de técnicos todos os dias, 24 horas. O cidadão pode acionar o serviço pelos telefones 193 ou 199.
Limpeza urbana
As unidades operacionais do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) funcionarão normalmente. Também estarão em operação normal a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem, além das instalações de Recuperação de Resíduos (IRR), transbordo e as gerências de limpeza.
Os papa-entulhos permanecerão abertos para receber resíduos da população.
Água e esgoto
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) terá expediente das 12h às 18h. As equipes de manutenção vão atuar em regime de plantão. O atendimento remoto, por aplicativo, pelo site e pelo telefone 115 funcionarão ininterruptamente.
Com informações do Metrópoles - Jéssica Ribeiro
Nenhum comentário