Imagens das Forças de Defesa de Israel mostram bloqueio à passagem de carros nas rotas de evacuação do norte de Gaza
Reprodução |
As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram imagens que mostram um bloqueio do Hamas às rotas de evacuação do norte de Gaza. Com o ataque iminente avisado por Israel, o grupo armado extremista tenta evitar que civis cheguem ao sul de Gaza, mais perto da fronteira com o Egito.
Na última sexta-feira, Israel orientou os civis a evacuarem o norte de Gaza a fim de abandonar a zona de guerra e se manter em segurança. A determinação era que o norte de Gaza fosse desocupado em 24 horas.
O prazo de desocupação acabou estendido até as 10h deste sábado (14/10), horário de Brasília. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Avichay Adraee, que anunciou a medida, detalhou rotas pelo sul do território para a saída dos civis.
O Hamas, em contrapartida, ordenou aos civis que se mantivessem no norte, a zona de perigo, e, no fim da tarde deste sábado, bloqueou as rotas de saída.
Ataques
As Forças de Defesa de Israel preparam ataques por “ar, mar e terra” contra a Faixa de Gaza. As tropas israelenses planejam uma ofensiva contra o Hamas, que domina a região. A intenção do comunicado é que civis deixassem a região ao norte. Porém, imagens de satélite mostram filas de carros bloqueados na saída da região norte.
O comunicado ainda ressalta que os batalhões e soldados israelenses se preparam para as próximas etapas da guerra, com uma “ênfase significativa em operações por terra”.
“Com o suporte de um grande esforço logístico e centenas de milhares de reservistas recrutados, as Forças de Defesa de Israel (FDI) se preparam para implementar uma vasta gama de planos ofensivos operacionais, que podem incluir ataques combinados e coordenados por via aérea, marítima e terrestre”, afirma o comunicado.
Também neste sábado (14/10), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitou tropas posicionadas nas proximidades da Faixa de Gaza, na área dos ataques do último sábado (7/10). Na ocasião, segundo a Sky News, ele afirmou que uma nova etapa da guerra estaria chegando.
O conflito na região escalou no último sábado (7/10), após um ataque massivo do grupo radical Hamas. Desde então, Israel iniciou uma série de bombardeios na Faixa de Gaza. O número de mortos de ambos os lados passa de 3,2 mil.
Com informações do Metrópoles - Manoela Alcântara
Nenhum comentário