A aeronave saiu do país às 17h55, no horário local. Os 215 passageiros vão desembarcar no aeroporto do Galeão na madrugada de domingo (15)
Sgt Viegas / Força Aérea Brasileira |
A aeronave KC-30 é a quinta da Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, que busca repatriar brasileiros que estão em Israel. 916 pessoas já retornaram para o Brasil desde o início das operações.
O avião VC-2 (Embraer 190) permanece em Roma, Itália, e aguarda autorização para ir ao Egito. Na fronteira do país africano com Gaza, o país prepara a logística para que mais 20 brasileiros possam cruzar Rafah e embarcar na aeronave.
Repatriação
A identificação dos brasileiros que desejam voltar para o país foi feita por meio de um formulário on-line, que teve mais de 2,7 mil respostas com pedidos de retorno. As solicitações ganham status de prioridade no caso de brasileiros não residentes ou sem passagens, gestantes, idosos, mulheres e crianças que foram adotadas.
Fred Meyer, embaixador do Brasil em Israel, comunicou que a equipe brasileira está mobilizada para transportar todos os cidadãos que tenham interesse em voltar para o Brasil. “A previsão do Itamaraty são 15 voos. Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, afirmou Meyer.
A missão de repatriação foi iniciada logo após o início do conflito, no sábado (7/10). No mesmo dia do ataque do Hamas contra Israel, o governo criou um gabinete de crise e, com agilidade, tornou-se o primeiro país a retirar cidadãos da zona de guerra.
Com informações do Correio Braziliense - Gabriella Braz
Nenhum comentário