Segundo relatado, o material pertence a uma concessionária de telefonia e internet, localizada em Vicente Pires, próximo à Arena Hall
Reprodução |
Dois homens foram flagrados furtando cabos de telefone no meio de uma via pública no Distrito Federal, na noite desse sábado (30/9). A ação foi registrada por motoristas que passaram pela região. Segundo relatado, o material pertence a uma concessionária de telefonia e internet localizada em Vicente Pires, próximo à Arena Hall.
Nas imagens, é possível ver a dupla ocupando uma faixa da pista com o objeto do furto. Eles tentam enrolar os cabos em uma bicicleta caída ao chão. Apesar de perceberem a presença de testemunhas, os suspeitos não se intimidam e continuam a ação.
Veja:
Após acionada, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) passou a procurar pelos suspeitos. Eles foram detidos próximo à Colônia Agrícola Cabeceira do Valo enquanto empurravam a bicicleta, na qual estavam amarrados os cabos.
Aos militares, os suspeitos disseram que encontraram o material “jogado no chão” e que o venderiam em um “ferro velho”. Apesar da versão apresentada, os homens foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia. A 38ª DP (Vicente Pires) investiga o caso.
Furtos de cabos de energia, telefone e transmissão de dados no DF
Em 2021, a Neonergia registrou 444 casos de furtos de cabos de energia, com um dano estimado de de R$ 1,07 milhão. No ano seguinte, foram menos casos, 325, mas com prejuízo maior: R$ 1,7 milhão.
As regiões administrativas com mais ocorrências deste crime são Asa Norte, Águas Claras e Asa Sul. “A Neoenergia esclarece que os furtos de cabos e transformadores são uma questão de segurança pública”, alertou a companhia.
Segundo a empresa, os bandidos furtam os transformadores em busca do cobre. O material é revendido ilegalmente.
Os furtos de transformadores e cabos fragilizam a rede de distribuição a ponto de causar apagões em diferentes regiões do DF.
Segurança Pública
Ao Metrópoles, a Secretaria de Segurança Pública (SSPDF) explicou que a Polícia Militar (PMDF) orienta a população a ligar para o 190 em caso de suspeitas, “como pessoas paradas em locais ermos, próximos de caixas subterrâneas, ou quando perceberem a falta de energia em dias que não esteja chovendo, entre outros”.
A denúncia também pode ser feita para a Polícia Civil (PCDF), por meio do telefone 197, o e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br e o WhatsApp (61) 98626-1197.
“A SSP/DF ressalta que a Polícia Civil do DF (PCDF) realiza diversas operações com o objetivo de coibir crimes praticados contra a distribuidora de energia e reduzir as perdas decorrentes de tais atos. Existe um grupo de trabalho da segurança pública, da Neoenergia e da CEB que está discutindo medidas para enfrentar essa modalidade criminosa”, acrescenta.
Com informações do Metrópoles - Jéssica Ribeiro
Nenhum comentário