Manifestantes protestaram contra indicação de Dino ao STF e homenagearam bolsonarista que morreu na Papuda
Vinícius Schmidt/Metrópoles |
Centenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizam manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã deste domingo (10/12). Sob esquema de segurança reforçado, o ato contou com a presença de deputados e senadores da oposição, além de lideranças bolsonaristas.
O ato marca uma tentativa de retomar as mobilizações de rua, que estão em baixa desde o dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios. Envolvidos nos ataques foram presos, denunciados e enfrentam julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF).
O evento deste domingo concentrou manifestantes, vestidos de verde e amarelo, em área da Esplanada dos Ministérios acima da Praça dos Três Poderes. Deputados federais e senadores, como Marcel Van Hattem (Novo) e Magno Malta (PL), discursaram em um trio elétrico.
Impeachment
Entre as pautas comuns aos manifestantes e às lideranças que discursaram, estava o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do STF Alexandre de Moraes. Além disso, bolsonaristas e parlamentares se posicionaram contra a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao STF.
O ato teve início com uma oração e um minuto de silêncio em homenagem a Cleriston Pereira da Cunha, que morreu no presídio da Papuda após passar mal. A família dele discursou no evento, e os manifestantes pediram justiça e condenaram o fato de ele ter sido preso nos ataques do 8 de Janeiro.
Outra pauta presente no ato é a libertação do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Jorge Eduardo Naime Barreto. Faixas de manifestantes pediam a soltura imediata do oficial.
Com informações do Metrópoles - Mateus Salomão
Nenhum comentário