Page Nav

HIDE

Publicidade(TOPO)

Publicidade

Moraes bloqueia conta da filha adolescente de bolsonarista foragido

Na decisão, Alexandre de Moraes “afastou, excepcionalmente, garantias individuais” para bloquear contas da filha de Oswaldo Eustáquio


Vinícius Schmidt/ Metrópoles
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio da conta bancária da adolescente M., filha do influenciador bolsonarista Oswaldo Eustáquio, no Nubank. O blogueiro é considerado foragido da Justiça desde dezembro de 2022 e teve a prisão decretada no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos.

Ao ordenar o bloqueio na conta de M., que tem 15 anos, Moraes disse ter “afastado, excepcionalmente, garantias individuais” para que não fossem usadas “como verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas”.

Segundo as investigações, a filha de Oswaldo Eustáquio estaria usando dinheiro oriundo de doações via Pix para enviar dinheiro para o pai. A suspeita da Polícia Federal é que o blogueiro esteja vivendo no Paraguai.

Moraes diz que, de forma “sorrateira”, o bolsonarista estaria propagando mentiras para receber doações e, assim, “possibilitar a continuidade da prática criminosa e permanecer foragido”.

Já a defesa alega que os valores oriundos da arrecadação serviriam para despesas dos filhos de Eustáquio, como alimentação e transporte escolar. Além da adolescente, ele é pai de duas crianças mais novas.

Segundo bloqueio


Em seu despacho, escreveu Alexandre de Moraes:

“Em face das circunstâncias observadas é imprescindível a determinação de novas diligências, afastando-se, excepcionalmente, garantias individuais, as quais, como já dito, não podem ser utilizadas como um verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas, tampouco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade civil ou penal por atos criminosos, sob pena de desrespeito a um verdadeiro Estado Democrático de Direito.”

A decisão é de setembro deste ano e representa o segundo bloqueio nas contas da jovem. Em março, o ministro havia fechado o cerco a uma outra conta da adolescente, no Santander.

Segundo Moraes, Eustáquio instigou a “animosidade entre as Forças Armadas e os Poderes”, com declarações golpistas. “O comportamento de Oswaldo Eustáquio é gravíssimo e pode colocar em risco, inclusive, a vida do presidente da República eleito no pleito de 2022”, afirmou o ministro no começo do ano.

Ar refrigerador de parede mais barato do mundo, chega ao brasil por R$189,90
Três meses depois, em 13 de março, Alexandre de Moraes ordenou o bloqueio de automóveis, contas e cartões bancários e imóveis no nome do bolsonarista. Após 10 dias, o ministro estendeu o bloqueio bancário também para a filha de Eustáquio.

Com informações do Metrópoles - Paulo Cappelli

Nenhum comentário

Campanha