Gabriela Gontijo morreu durante o Teste de Aptidão Física do certame. TAF é uma fase comum em concursos para a área de segurança pública
Miguel A Amutio/Unsplash |
A morte de Gabriela Rosa dos Santos Gontijo, 27 anos, candidata a uma das vagas oferecidas no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) causou comoção entre familiares, amigos e quem acompanhou o desempenho da advogada durante as etapas do certame, organizadas pela banca Instituto AOCP.
Segundo familiares da jovem, Gabriela se preparava há ao menos três meses para fazer o Teste de Aptidão Física (TAF), que ocorreu no domingo (28/1). A mulher, contudo, passou mal e desmaiou. Ela foi levada às pressas ao hospital, mas morreu nessa segunda-feira (29/1).
Mortes durante a etapa do TAF infelizmente não são incomuns. Em fevereiro de 2023, o jovem Alone Petrus Leite, de 30 anos, morreu após passar mal durante o teste de aptidão física do concurso da Polícia Militar do Amapá (PM-AP). Ele era candidato a uma vaga de soldado na corporação. Em 2018, o administrador Leonardo da Silva Oliveira, 31 anos, também morreu durante a mesma etapa do Concurso da PMDF.
O TAF é uma fase comum em concursos para a área de segurança pública, como polícias Militar, Civil, Legislativa Rodoviária Federal e Federal, Bombeiros, agentes penitenciários, Forças Armadas e, também, para cargos cuja habilidade física é essencial para atender às atribuições de trabalho.
De acordo com o edital do concurso da Polícia Militar, para estar apto a participar do teste de aptidão física, o candidato precisava obter, no mínimo, 60% da pontuação máxima da prova objetiva. Além disso, não poderia zerar a pontuação nas áreas de conhecimento de língua portuguesa ou de Legislação Específica Aplicada à PMDF e obter 10 pontos ou mais na redação.
Tal etapa do TAF exigiu dos candidatos teste de barra, flexão abdominal, corrida e natação.
Veja os parâmetros para aprovação:
Teste dinâmico em barra fixa (masculino)
Mínimo de 6 repetições.
Teste dinâmico em barra fixa (feminino)
Mínimo de 15 segundos de suspensão.
Teste de flexão abdominal – Tipo Remador (ambos os sexos)
Mínimo de 35 repetições para homens;
Mínimo de 28 repetições para mulheres.
Teste de corrida de 12 minutos (ambos os sexos)
Mínimo de 2.400 metros percorridos em 12 minutos para homens;
Mínimo de 2.200 m percorridos em 12 minutos para mulheres.
Teste de natação (ambos os sexos)
Mínimo de 50 metros percorridos em até 1 minuto, para homens;
Mínimo de 50 metros percorridos em até 1 minuto e 10 segundos, para mulheres.
Conforme consta no edital do concurso PMDF, não há segunda chamada para a realização do TAF e, por isso, o candidato que não compareceu ao local e no horário indicado, foi eliminado do certame. Quem não conseguiu completar os exercícios no tempo estipulado também perdeu a chance de conquistar uma vaga na corporação.
O concurso PMDF, porém, prevê a possibilidade de reaplicação do TAF para candidatas gestantes. Para isso, é necessário apresentar no local o atestado que comprove a gravidez ou o estado de puerpério.
Nesse caso, o TAF da candidata será suspenso e a mesma continuará participando das demais fases do certame. O teste da candidata será realizado após o período que varia entre 120 e 180 dias, a contar da data do parto ou fim do período gestacional.
Com informações do Metrópoles - Jéssica Ribeiro
Nenhum comentário