Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), lançou Programa Anual de Arborização 2024 da Novacap, na manhã deste sábado (24/2)
Renato Alves/Agência Brasília |
O governador Ibaneis Rocha (MDB) lançou, na manhã deste sábado (24/2), o Plano de Arborização da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para 2024.
O evento ocorreu entre as QEs 54, 56 e 58 do Guará 2. A meta do Governo do Distrito Federal (GDF) é ter 100 mil novas árvores, praticamente todas nativas do Cerrado, plantadas em todas as regiões administrativas até o fim deste ano.
Todos os anos, as equipes da companhia semeiam mais de 30 espécies diferentes pelo DF, segundo o GDF, entre ipês, ingás, tinguis, tamboril, jatobás e outras.
Na oportunidade do lançamento do plano, o chefe do Palácio do Buriti plantou um ipê. “Brasília é um canteiro a céu aberto. Toda a cidade é bastante arborizada, e a população tem um nível de consciência ambiental muito grande”, afirmou.
O governador acrescentou que o DF tem quase 60 metros quadrados de área verde por habitante, quantidade maior do que o mínimo recomendo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 12m² por habitante.
“São 2,5 milhões de mudas produzidas pela Novacap todos os anos e plantadas em nossa cidade. Para nós, é uma alegria muito grande”, acrescentou o governador.
Presidente da companhia, Fernando Leite ressaltou que a empresa pública plantou 5 milhões de mudas na capital federal desde o início dela. “Vamos chegar a 6 milhões rapidamente. O índice de área verde registrado aqui é cinco vezes maior que o mínimo recomendado pela OMS. A tendência é aumentar ainda mais”, reforçou o chefe da Novacap.
Com informações do Metrópoles - Nathália Cardim
Nenhum comentário