Força-tarefa em andamento desde o dia 13 no DF, em Goiás e mais três estados fiscaliza veículos de transporte coletivo em situação irregular
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou uma megaoperação para fiscalizar as frotas em circulação e os serviços de transporte interestadual semiurbano de passageiros entre Goiás e o Distrito Federal. Em uma semana de atividades, a autarquia aplicou R$ 1,9 milhão em multas e emitiu 443 autos de infração.
A força-tarefa, que se manterá mobilizada até o fim deste mês, começou as operações no último dia 13. Até a última quarta-feira (20/3), as equipes abordaram 908 veículos e vistoriaram 590 garagens de empresas de coletivos que circulam do Entorno para a capital federal e vice-versa.
O objetivo é tirar de circulação ônibus irregulares, verificar a pontualidade e o cumprimento dos horários deles, bem como as condições de conforto, acessibilidade, higiene e segurança oferecidas aos passageiros. Entre os itens avaliados estão pneus, extintores, poltronas, sistemas para pedidos de parada e saídas de emergência.
Além das multas e autuações, a ANTT retirou das ruas 96 coletivos, reteve 61 veículos e teve de efetuar oito transbordos. “Essas medidas visam não apenas punir infrações, mas, também, incentivar as empresas a oferecerem um serviço de qualidade e em conformidade com as regulamentações estabelecidas”, informou a agência, por meio de nota.
A megaoperação, conduzida pela Superintendência de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros (Sufis), faz parte de uma mobilização para identificar veículos em não conformidade com as normas que regem o transporte de passageiros. Fora do DF e de Goiás, as equipes atuam no Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Com informações do Metrópoles - Jéssica Eufrásio
Nenhum comentário