O encerramento do projeto Comunicador do Futuro no Riacho Fundo 2, ocorreu nesta sexta-feira (15), cerca de 90 certificados de clonclusão foram entregues
Nesta sexta-feira, dia 15/03, aconteceu o encerramento do projeto Comunicador do Futuro com a ofertas de cursos de Fotografia, Redes Sociais, Produção Audiovisual e Operador de Áudio. Cerca de 90 alunos receberam seus certificados de conclusão. Os cursos tiveram início em 19 de fevereiro deste ano, como parte de uma iniciativa da Abraço DF e do Instituto Rede Solidária.
A ação foi viabilizada por meio de um termo de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, com o apoio da Administração do Riacho Fundo 2. As aulas foram ministradas entre os dias 19/02 e 15/03, na Carreta Itinerante do Comunicador do Futuro, que esteve estacionada no Quadradão Cultural do Riacho Fundo 2.
Veja depoimento dos alunos:
Estrutural
Após o sucesso em Ceilândia e Riacho Fundo, o projeto chega a Estrutural. A iniciativa busca capacitar os moradores locais em setores de fácil acesso ao mercado de trabalho cultural e tradicional.
Com início marcado para o dia 25 de março, o projeto disponibilizará 120 vagas, distribuídas entre as quatro modalidades de cursos. As inscrições estão abertas para jovens a partir de 16 anos e podem ser realizadas no site oficial do projeto: comunicadordofuturo.com.br.
A proposta do Projeto Comunicador do Futuro visa impulsionar políticas públicas que garantam igualdade de oportunidades a comunidades carentes, identificando ações que despertem o interesse de artistas e produtores culturais, promovendo a profissionalização desses atores.
Público-alvo
O público-alvo principal são jovens em idade escolar e adultos dessas comunidades, proporcionando condições para superar a falta de acesso a equipamentos públicos culturais e qualificação. As cidades foram escolhidas considerando o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a vulnerabilidade social, especialmente entre os jovens.
A correalizadora do projeto e diretora presidente do Instituto Rede Solidária, Dilma Imai, enfatiza: "Como nós trabalhamos com os jovens nas periferias, identificamos as cidades onde havia uma necessidade grande para levar esse projeto. Ele veio para agregar conhecimento, tirar os jovens da ociosidade e até mesmo ajudar a inseri-los no mercado de trabalho".
Idosos no mercado de trabalho
A sociedade muitas vezes subestima a contribuição que os idosos podem oferecer ao mundo profissional, mas Ceilândia e Riacho Fundo demonstraram que a diversidade etária é um ativo inexplorado.
Os idosos que se envolveram na iniciativa não apenas adquiriram habilidades modernas de comunicação, mas também internalizaram a crença fundamental de que há espaço para todos no mercado de trabalho.
O movimento Comunicador do Futuro destaca que, independentemente da idade, todos têm algo único a oferecer.
Local e horário
Os cursos serão ministrados em uma carreta itinerante ao lado da Administração Regional.da Estrutural. Serão quatro turmas por turno, distribuídas da seguinte forma:
Sala 01
8h às 10h: Fotografia
10h às 12h: Audiovisual
14h às 16h: Redes Sociais
16h às 18h: Operador de Áudio
Sala 02
8h às 10h: Operador de Áudio
10h as 12h: Redes Sociais
14h às 16h: Fotografia
16h às 18h: Audiovisual
Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do Projeto Comunicador do Futuro, comunicadordofuturo.com.br.
Serviço: Comunicador do Futuro
Data: 25 de março a 22 de abril
Horário: De 8h às 18h
Local: Ao lado da Administração Regional da Estrutural
Realização: Associação de Radiodifusão Comunitária no Distrito Federal (ABRAÇO – DF), a Organização Celebrante e o Instituto Rede Solidária (IRES – DF).
Apoio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
*Com informações da ASCOM - Comunicador do Futuro
Nenhum comentário