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Mais de 200 ônibus para o transporte coletivo do DF são fabricados em São Paulo

Coletivos em produção vão operar em linhas da empresa Marechal, responsável por operar linhas do sistema de transporte público coletivo em Taguatinga, Guará, Águas Claras, Ceilândia e Park Way, e devem começar a ser entregues ainda neste mês


Divulgação/ Semob-DF
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) está acompanhando de perto a fabricação dos novos ônibus da empresa Marechal, responsável por operar linhas do sistema de transporte público coletivo em Taguatinga, Guará, Águas Claras, Ceilândia e Park Way.

Os novos ônibus estão sendo produzidos em São Paulo, com as tecnologias convencional, padron e mini; o primeiro lote, com cerca de 50 veículos, deve chegar no DF ainda neste mês | Foto: Divulgação/ Semob-DF

O secretário Zeno Gonçalves visitou, nesta segunda-feira (5), a fábrica da empresa Caio Induscar, em Botucatu (São Paulo), para verificar a montagem dos novos coletivos. “Aqui, estão sendo produzidos 230 ônibus, com as tecnologias convencional, padron e mini – esses para operar em linhas do Zebrinha. A previsão é que o primeiro lote, com 50 veículos, esteja no DF ainda neste mês”, explicou.

Esses ônibus são todos equipados com ar-condicionado, motor Euro 6 (menos poluente) e elevador para acesso de pessoas com deficiência, com avanço tecnológico e conforto.  Ao todo, a empresa Marechal vai disponibilizar 377 novos ônibus, que serão entregues de acordo com a capacidade da empresa produtora, renovando totalmente sua frota de transporte coletivo no DF.

“São ônibus que têm menos impacto em poluição, que atendem com mais qualidade, menos ruído, mais agilidade e regularidade. Com isso, a gente tem um transporte mais confortável, mais previsível e com um atendimento muito mais adequado às necessidades do usuário do nosso transporte”, acrescenta o secretário.

Desde 2019, a frota de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal passa por uma renovação, para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos (ou 10, no caso dos articulados e padrons) em circulação. Do total de 3 mil ônibus, cerca de 2.700 já foram trocados. Com isso, a idade média da frota do DF é de apenas três anos e meio.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade

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