Novacap é principal responsável pelo monitoramento. Objetivo é agilizar resposta aos incidentes causados pelas chuvas
Breno Esaki/Metrópoles |
O Governo do Distrito Federal (GDF) montou uma sala de monitoramento voltada para eventuais danos causados pelas chuvas na capital federal. A medida, apesar de já existir, foi anunciada durante coletiva realizada nesta quinta-feira (17/10) no Palácio do Buriti.
O secretário de Obras, Valter Casimiro, informou que a sala está montada junto à Novacap, na sede da companhia. que será a principal responsável pelas ações. O objetivo é agilizar a resposta para eventuais danos causados pelas chuvas.
“A gente sabe que as redes de drenagem da cidade nao suportam os volumes de chuvas que vem e descem pelas tesourinhas. Por isso, a gente está montado uma sala de acompanhamento junto da Novacap para colocar equipamentos à disposição onde temos os principais alagamentos da cidade”, disse Casimiro.
Segundo ele, haverá equipes de plantão 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. O diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, ressaltou que a sala terá informações em tempo real. “Vamos ter informações em tempo real. O objetivo é monitorar para ter uma ação imediata”.
Obras
Casimiro explicou que há obras ainda não finalizadas, mas que serão feitas medidas paliativas a fim de evitar alagamentos em alguns pontos em que o projeto ainda não está concluído.
“A gente tem diversas obras em andamento e vai continuar abrindo as bocas de lobo, as calçadas. O que não conseguimos fazer no período de chuvas é pavimentar. Agora, vamos dar ênfase na abertura de bocas de lobo”.
Em Vicente Pires, o secretário explicou que, na Avenida da Misericórdia não será possível finalizar a obra neste momento, mas que serão feitas medidas paliativas para evitar alagamentos na via.
No SOF Sul, ainda há um sistema de drenagem aberto. “Vamos abrir bocas de lobo, e o restante da pavimentação, em 2025”.
Desobstrução de bocas de lobo
O presidente da Novacap ainda comentou que a companhia trabalha para desobstruir bocas de lobo. “Temos 12 caminhões trabalhando ininterruptamente e estamos conversando bastante com o secretário Casimiro para termos, no ano que vem, 20 caminhões”.
“No Plano Piloto, só na região das tesourinhas, o governo já investiu R$ 15 milhões. Tivemos de trocar as tubulações, principalmente na Asa Norte, e podemos concluir isso ainda este ano”, disse Fernando Leite.
“Estamos investindo muito na limpeza e na conservação das redes. Manutenção, cadastro e desobstrução”.
Drenar-DF
Segundo Casimiro, o Drenar-DF ainda não foi finalizado, mas não trará problemas para os moradores do DF durante o período de chuvas. Entre a L2 e L4 Norte foi encontrado uma rocha no caminho da obra. “Como o material é muito duro, demora mais”, explicou Casimiro.
Segundo ele, o Drenar-DF está 97% finalizado e deve ser concluído nos próximos meses.
Com informações do Metrópoles - Samara Schwingel
Nenhum comentário