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Projeto fortalece ensino de novas tecnologias para alunos e professores da rede pública

Com fomento de R$ 1,5 milhão da FAPDF, o Educa.Tech Learning inclui aulas sobre temas como inteligência artificial, robótica e programação


Geovana Albuquerque/ Agência Brasília
O projeto Educa.Tech Learning foi criado para fortalecer o ensino de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, robótica e programação nas escolas públicas do Distrito Federal. Com fomento de cerca de R$ 1,5 milhão da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a iniciativa da Universidade Católica de Brasília (UCB) vai capacitar professores e fornecer aos alunos ferramentas e conhecimentos essenciais para o futuro digital, ampliando as possibilidades de inovação nas escolas.

O projeto preparar estudantes e educadores para os desafios do mercado de trabalho cada vez mais digital e conectado. Coordenado pelo professor Carlos Enrique Carrasco Gutierrez, o Educa.Tech Learning oferece cursos, workshops e atividades práticas para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas.

“O Educa.Tech Learning é uma iniciativa que conecta a pesquisa acadêmica com soluções práticas, mostrando como o conhecimento e a tecnologia podem transformar a educação e preparar nossos jovens para os desafios do presente e do futuro”, afirma o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

O projeto inclui formação tecnológica para estudantes do ensino médio; capacitação de professores para o uso de novas tecnologias em sala de aula; desenvolvimento de competências em áreas como lógica, programação e robótica; e integração de escolas com o mercado tecnológico, conectando alunos às oportunidades de emprego e renda.

“A UCB está se tornando um hub de conhecimento que conecta universidade, governo e mercado para gerar soluções com impacto social. A FAPDF é uma grande parceira nesse processo, apoiando projetos que fazem a diferença na vida das pessoas”, afirma o reitor da UCB, Carlos Longo.

Com a fase de implementação já em andamento, o Educa.Tech Learning deve impactar centenas de alunos e educadores no próximo ano. A expectativa é que a iniciativa ajude a criar uma nova geração de profissionais qualificados para o cenário digital e conectados ao mercado de trabalho.

*Com informações da FAPDF

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