Carolina Curi/ Agência CLDF |
A disputa pelos R$ 240 mil em prêmios do 26º Troféu Câmara Legislativa para filmes produzidos no Distrito Federal começou nesta terça-feira (3). Com sessão sempre às 18h, a Mostra Brasília é realizada na Sala Vladimir Carvalho do Cine Brasília – sede do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – e nas cidades do Gama, Planaltina e Taguatinga, simultaneamente.
O filme que abriu a competição foi Caravana da Coragem, um documentário de caráter experimental, dirigido por Pedro B. Garcia. No palco para apresentar o curta, o realizador e a equipe abriram uma faixa onde estava escrito “Queremos o Cine Itapuã de volta”, um apelo para que volte a funcionar o tradicional cinema do Gama. Sobre a produção, o diretor afirmou que foi “um trabalho entre amigos”.
Na mesma linha "experimental", o curta seguinte, dirigido pelo artista visual, cineasta e designer Silvino Mendonça, “A Sua Imagem na Minha Caixa de Correio”, foi apresentado pelo realizador, que estava acompanhado por membros da equipe.
Já o longa-metragem da primeira noite de disputa – Nada – é a estreia na direção de filmes de Adriano Guimarães, importante nome da cena cultural brasiliense desde os anos 1990, reconhecido internacionalmente, em especial por sua trajetória na criação teatral, ao lado do irmão Fernando Guimarães.
No palco do Cine Brasília, Alisson Machado, produtor do filme, exaltou o trabalho coletivo e lembrou que o diretor o procurou há 12 anos com a ideia para o longa, cujas filmagens ocorreram no período da pandemia. Por sua vez, Adriano Guimarães ratificou a importância da equipe, que compareceu em peso à exibição, e agradeceu a todos que colaboraram com a realização.
A Mostra Brasília - Troféu Câmara Legislativa prossegue com entrada franca, como parte integrante do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, até a próxima sexta-feira (6), às 18 horas, com entrada franca. Dois curtas e um longa-metragem são apresentados em sequência, a cada dia. Os títulos vencedores serão anunciados no sábado. O júri é composto por Antonio Grassi, ator, diretor e gestor cultural; Catarina Accioly, diretora, roteirista e atriz; e José Delvinei, ator, professor e produtor cultural.
Clique aqui para conhecer os títulos que estão na programação desta quarta-feira (4).
Marco Túlio Alencar - Agência CLDF
Clique aqui para conhecer os títulos que estão na programação desta quarta-feira (4).
Marco Túlio Alencar - Agência CLDF
Nenhum comentário