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2 mil itens esquecidos no Metrô-DF são doados a instituições de caridade

Em 2024, 9.312 itens foram catalogados no Posto de Achados e Perdidos do Metrô-DF. Nova função de busca por objetos perdidos no aplicativo ajuda a aumentar número de devoluções


Divulgação/Metrô-DF
O Metrô-DF doou cerca de 2 mil objetos que foram deixados nas estações por usuários do transporte público. Na última sexta-feira (10), as instituições atendidas pelo Instituto Integridade (Lar dos Velhinhos Maria Madalena, Creche Irmã Elvira e Lar Jorge Cauhy Júnior), que atendem a 310 idosos e crianças, receberam 350 pares de óculos, 253 livros, 23 bicicletas, 54 pares de sapatos, 105 bolsas, mochilas e carteiras, 448 peças de roupas femininas, 178 masculinas e 220 infantis, além de 264 agasalhos e 61 itens diversos.

Todas as peças doadas estavam no Posto de Achados e Perdidos do Metrô-DF (PCOAP), na Estação Galeria e em um depósito na Estação 108 Sul há mais de seis meses. Após esse período, os objetos não reclamados passam por triagem e são destinados à doação, por meio da Diretoria de Operação e Manutenção, com apoio da Gerência de Projetos Especiais da companhia.

“Essa doação será de grande ajuda para nós porque os gastos são altíssimos. Para se ter uma ideia, só de fraldas geriátricas são 15 mil unidades por mês”, estima Alessandra Pereira, responsável pela captação de recursos da entidade.

Segundo ela, os objetos doados serão triados; parte será aproveitada na instituição e outras peças vão para um bazar realizado todos os meses com a intenção de arrecadar recursos para suprir os gastos da entidade. Neste mês, o bazar será no próximo dia 18, a partir das 14h, no Lar dos Velhinhos Maria Madalena (SMPW, Trecho 3, quadra 1, conjunto A, s/n).

Uso do aplicativo


A quantidade de objetos catalogados no PCOAP no ano de 2024 foi de 9.312. Nesse mesmo período foram devolvidos 1.588 aos usuários. No total, 2.092 objetos foram destinados para doação ou enviados às áreas competentes para destinação final (documentos diversos, remédios e valores).

Já em 2023, 8.999 chegaram ao posto ー 1.777 foram devolvidos e outros 3.666 destinados para doação ou áreas competentes. Em 2022, foram esquecidos 8.151 itens; 1.522 foram devolvidos e 2.192 doados ou transferidos para órgãos responsáveis.

Para aumentar a taxa de devolução dos objetos, a área de tecnologia desenvolveu uma nova funcionalidade no aplicativo Metrô-DF, em que os extravios podem ser registrados pelos usuários, que recebem a resposta pelo próprio app.

A funcionalidade foi lançada em setembro do ano passado. Desde a implantação do novo sistema, que permite o cadastro do objeto encontrado a partir da própria estação onde foi encontrado, houve um total de 3.192 itens cadastrados, dos quais 521 foram devolvidos aos seus donos. Um total de 241 solicitações de usuários foram registradas via aplicativo.

“Sentimos um impacto positivo. Antes, até o objeto perdido chegar ao posto e ser catalogado podia demorar de dois a três dias. O usuário desistia de procurar. Agora, a resposta é muito mais rápida, pois o item é catalogado na própria estação onde foi encontrado, tudo registrado no sistema, facilitando a busca e a devolução”, explica Lourdes Galvão, responsável pelo Posto.

O Posto Central de Objetos Achados e Perdidos do Metrô-DF fica na Estação Galeria e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O aplicativo Metrô DF pode ser baixado de forma gratuita, tanto pela loja da Apple quanto do Android.

*Com informações do Metrô-DF

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