Nos primeiros sete dias de maio, órgãos de trânsito do DF flagraram 618 condutores dirigindo sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas. O dado foi divulgado em meio à programação do Maio Amarelo 2026, que terá reforço de fiscalização e ações educativas em várias regiões.
As autuações foram registradas pelo Detran-DF, DER-DF e Polícia Militar do Distrito Federal com base nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro. Os dispositivos tratam da condução sob influência de substâncias psicoativas e da recusa ao teste do etilômetro.
Dirigir após o consumo de álcool é infração gravíssima. A multa é de R$ 2.934,70 e há suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência em até um ano, o valor dobra para R$ 5.869,40. A recusa ao teste do etilômetro prevê as mesmas penalidades.
Os registros vêm em alta no comparativo recente. Foram 26.430 infrações em 2023, 20.815 em 2024 e 29.750 em 2025. No primeiro trimestre de 2026, o DF contabilizou 6.667 casos, acima dos 6.138 registrados no mesmo período de 2025.
Durante o Maio Amarelo, o Detran-DF prevê 120 operações de blitz, 300 patrulhamentos e 300 ações educativas em faixas de pedestres. Ao todo, 520 agentes de trânsito estarão mobilizados, com atenção especial a motociclistas e à verificação de itens de segurança.
A campanha de 2026 tem o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A programação inclui palestras, intervenções artísticas e atividades em escolas, parques e eventos comunitários, além dos projetos “Detran nos Parques”, “Coletivo Responsável” e “Entregador de App”.
