O ex-presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, lançou no sábado (20) sua pré-candidatura ao Buriti ao lado de nomes como os ex-governadores Cristovam Buarque e Rodrigo Rollemberg, figuras que são conhecidas por serem os piores govenerdaores da história do DF por grande parte do eleitorado brasiliense.
Apesar do discurso voltado ao Palácio do Buriti, a movimentação já é vista nos bastidores políticos do DF como uma possível vitrine eleitoral. A avaliação é de que Cappelli pode usar a pré-campanha ao GDF para ganhar visibilidade e, mais adiante, tentar viabilizar uma candidatura a deputado federal.
O desempenho nas pesquisas reforça essa leitura. Na pesquisa Correio/OPINIÃO, Cappelli aparece em sétimo lugar, com apenas 1,7% das intenções de voto, distante dos principais nomes da disputa pelo Buriti.
Por enquanto, a pré-candidatura ao GDF parece servir mais para colocar Cappelli no debate público do que para demonstrar competitividade real na disputa majoritária. Nos bastidores, a dúvida é se o projeto ao Buriti seguirá até o fim ou se acabará abrindo caminho para uma candidatura à Câmara dos Deputados.



