A Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem usado ferramentas de tecnologia em tempo real para melhorar a gestão de leitos nos hospitais públicos. O tema foi abordado pelo secretário de Saúde, Juracy Lacerda, durante entrevista ao programa Vozes da Comunidade, nesta sexta-feira (19).
Segundo Juracy, os dados permitem acompanhar informações importantes da rede, como taxa de ocupação hospitalar, internações, altas, cirurgias realizadas e procedimentos cancelados. Com esse monitoramento, a secretaria busca identificar gargalos e tomar decisões com mais rapidez.
Durante a entrevista, o secretário afirmou que a redução do tempo médio de permanência dos pacientes nos hospitais pode aumentar a capacidade de atendimento da rede. De acordo com ele, diminuir em um dia esse período poderia representar um ganho equivalente a cerca de 500 leitos.
A tecnologia também permite que gestores acompanhem, em tempo real, quais unidades estão mais pressionadas e onde há maior demanda por atendimento. Para Juracy, esse tipo de informação ajuda diretores de hospitais e equipes técnicas a planejarem ações de forma mais eficiente.
O secretário defendeu que a saúde pública precisa avançar para um modelo de gestão mais estratégico, com decisões baseadas em dados. A ideia é reduzir improvisos e dar mais precisão ao acompanhamento da situação de cada unidade.
A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas de modernização da saúde no DF. Além do monitoramento de leitos e cirurgias, Juracy também citou ações voltadas à integração de sistemas, prontuário único e melhoria da regulação de pacientes.



