Bombeiros de Minas vão integrar força-tarefa brasileira na Venezuela

Treze militares mineiros vão atuar em missão humanitária de busca e salvamento após terremotos que atingiram o país

Bombeiros de Minas vão integrar uma força-tarefa brasileira enviada à Venezuela para apoiar ações de busca e salvamento após terremotos que atingiram o país.

A missão contará com 13 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Eles atuarão ao lado de bombeiros militares do Paraná e de São Paulo, em mobilização coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação.

O embarque ocorreu nesta sexta-feira (26). Os militares mineiros fazem parte do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, unidade especializada em grandes ocorrências e situações de desastre.

A equipe brasileira reúne profissionais com experiência em busca e salvamento urbano, resposta a desastres, atendimento pré-hospitalar, logística, gestão operacional e apoio humanitário.

As áreas de La Guaira e Caracas estão entre os pontos de maior atenção para as equipes internacionais, em razão de danos estruturais, interrupção de serviços essenciais e necessidade de reforço nas buscas.

Os militares seguirão com equipamentos para atuar em estruturas colapsadas, incluindo materiais de corte, rompimento, escoramento, iluminação, comunicação, elevação de carga e atendimento emergencial.

A missão também prevê autonomia operacional e logística durante o período de atuação, já que há risco de réplicas, instabilidade em edificações e dificuldade de acesso em algumas regiões.

Além das buscas, os bombeiros poderão apoiar avaliação de danos, planejamento operacional, georreferenciamento, organização de áreas de trabalho e integração com equipes locais e internacionais.

A participação reforça a experiência do CBMMG em ocorrências complexas. A corporação já atuou em emergências nacionais e internacionais, como em Moçambique, Haiti e Turquia.