Roosevelt reúne mais de 450 idosos em homenagem ao Programa Bombeiro Amigo na CLDF

Sessão solene reconheceu iniciativa do Corpo de Bombeiros que promove acolhimento, convivência e qualidade de vida para a população idosa no DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebeu, nesta quinta-feira (25), mais de 450 idosos durante sessão solene em homenagem ao Programa Bombeiro Amigo, iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) voltada ao bem-estar da população idosa. A homenagem foi proposta pelo deputado Roosevelt Vilela (PL).

O programa atua na prevenção de vulnerabilidades e no fortalecimento de vínculos comunitários por meio de acompanhamento, orientação, acolhimento e atividades de convivência. Atualmente, a iniciativa conta com cerca de 1,3 mil participantes no Distrito Federal.

Autor da homenagem, Roosevelt destacou que o Bombeiro Amigo vai além das atribuições tradicionais do Corpo de Bombeiros. Para o parlamentar, a iniciativa também ajuda a salvar vidas ao promover saúde, movimento, socialização e qualidade de vida para os idosos.

“Quantas e quantas doenças a gente pode prevenir com alegria, com atividade”, afirmou Roosevelt durante a solenidade. Em publicação nas redes sociais, o deputado também ressaltou que o programa combate a solidão, fortalece vínculos e mostra que a terceira idade deve ser vivida com alegria, dignidade e participação.

Roosevelt afirmou ainda ter orgulho de valorizar o trabalho dos bombeiros militares envolvidos no projeto. Segundo ele, além de atuarem em emergências, os militares também cuidam das pessoas, promovem cidadania e fazem diferença na vida de quem contribuiu para a sociedade.

O comandante-geral do CBMDF, Moisés Alves Barcelos, agradeceu aos participantes pela confiança no programa e destacou a vitalidade dos idosos atendidos. “Eu vejo vocês dançando, correndo, rindo, brincando. Isso é vida. Eu quero isso para a minha vida, para a vida dos meus pais”, declarou.

O secretário de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, também participou da solenidade e agradeceu Roosevelt pelo apoio à segurança pública. Ele destacou a atuação do Corpo de Bombeiros e parabenizou os participantes do programa pela energia demonstrada nas atividades.

Durante o evento, transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital, foram entregues moções de louvor aos participantes do Programa Bombeiro Amigo. A homenagem reconheceu a participação ativa e a contribuição do grupo para a promoção da saúde, do bem-estar e da cidadania, fortalecendo o envelhecimento ativo no Distrito Federal.